terça-feira, junho 19, 2007

Comic

Disclaimer: este disclaimer vem no inicio do post porque já sabemos que com disclaimer só no fim o pessoal fica chateado na mesma. Por isso quero desde já afirmar aqui no principio que o DREN e o doutor José Sócrates me merecem o máximo de respeito pessoal e institucional. Nada do que aqui for escrito tenta desmerecer no papel orgânico da instituição nem na reputação do senhor primeiro-ministro. Vivam os portugueses, VIVA PORTUGAL!


O jornal Sol publicou no fim da semana passada o despacho de acusação de Fernando Charrua, o tal professor que disse uma piada (com mais ou menos pimenta, dependendo da fonte) sobre o primeiro-ministro e acabou suspenso de funções na Direcção Regional de Educação do Norte. Se bem percebi a coisa na altura, o que aconteceu foi: um gajo foi suspenso da DREN porque fez uma piada sobre o primeiro-ministro. E o primeiro ministro em questão não é Estaline. Foi mais ou menos isso?
Eu não sei o que a Direcção Regional de Educação do Norte faz (excepto despachos de acusação) mas uma coisa é certa: esta história fez correr mutio pixel. E com a minha curiosidade natural que me levou a descobrir a cura contra o João Pedro Pais (onde é que raio terei metido o papel) tinha de ir ver o tal despacho. E digo-vos, em consciência, que não fiquei absolutamente chocado. Fiquei até bastante numa onda João Pereira Coutinho: "de facto, não surpreende". Porquê?

Image Hosted by ImageShack.us
(O despacho em questão. O documento disponibilizado pelo Sol é um scan do documento original, não se trata de uma transcrição. Ou seja, o que aparece no ficheiro pdf que está on-line é uma cópia do original e não um texto com as mesmas palavras. O original em papel é exactamente igual.)

Quando pus os olhos no despacho de acusação houve uma coisa que imediatamente dominou a minha atenção: o despacho estava impresso com a fonte tipográfica Comic Sans MS ! Usar esta fonte num documento com esta importância não é muito comum.
Para quem não sabe, este tipo de letra é um design do início dos anos 90 e vem em todas as versões do Windows. A parte "MS" do nome significa Microsoft. O "Sans" significa que é uma fonte sans serif (sem serifa) ou seja, que não tem pequenos prolongamentos no fim do traço das letras.

Image Hosted by ImageShack.us
Comic Sans, a fonte em questão.

Mas há uma coisa que destaca esta fonte entre todas as demais: é, de longe, a fonte mais odiada do mundo. É odiada por designers e tipógrafos around the globe. Há campanhas para acabar com ela. Várias!
Dizem que é feia. Que os espaços entre as letras estão todos mal feitos. Que não parece escrita à mão como pretendia o seu designer. Que é basicamente uma merda.

Image Hosted by ImageShack.us
Comic Sans usada no despacho da DREN, com as letras mais características da fonte sublinhadas para identificação.

Então se esta fonte é tão feia, tão , tão vil e tão cancerígena, por que raio é que ainda existe?
Porque há quem a use. Embora não seja uma fonte imensamente popular, a Comic Sans é muito usada em situações informais. O seu aspecto de letra descuidada e "barilaça aí man" é para ser levado com descontracção, é uma fonte usada normalmente em contextos não sérios. Marcas de chocolates usam-na nas suas embalagens para apelar aos putos. Programadores de jogos de computador usam-na nos textos dos jogos. Fabricantes de produtos para crianças usam-na abundantemente.
E a DREN usa-a. Usa-a nos seus despachos de acusação de pessoas que fazem piadas.

Dado o tom de brincadeira em que esta fonte é habitualmente usada, não surpreende nada que numa piada de mau gosto para a democracia por causa de num despacho de acusação por causa de uma graçola sobre o primeiro-ministro, o tipo de letra utilizado seja mesmo o Comic Sans.

4 comentários:

  1. Oi Johnny Mailquelnite Danny...

    Já conheço por intermédio do Ispilner, os vossos blogs, e vou dar uma bela vista de olhos por eles, um dia k tenha coragem mostro-vos o meu! ehehe

    Estive agora em Portugal e voltarei no fim de agosto, gostava de te ver...fica aqui o convite.

    Um abraço
    Cardina

    ResponderEliminar
  2. Bem, se este cardina for quem eu tou a pensar.... depois conto. Só para avisar que no mundo da justiça o comic san sai bastante

    ResponderEliminar
  3. Hey Loiue Loiue Cardina Master of Puppets.

    Ah ah, já espreitei o teu blog, tá baril.

    Quando vieres cá a Pt diz coisas que a gente tem muita imperial para beber. E vai aparecendo por aqui.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  4. Pedro Bala?

    ser]a este o Pedro k estou a pensar?


    J]a agora 1 aparte, esta merda do word verification é mesmo uma #/(%/(#==%/(/$&#"alhada

    ResponderEliminar