quarta-feira, agosto 08, 2007

O Crítico Paranóico: "Disturbia" ("Paranóia" [nem de propósito])

Image Hosted by ImageShack.us


Fui ver o Disturbia e acho mal! Acho mal!!
O filme é sobre o Shia LaBeouf (é incrível como escrevi bem o nome à primeira e sem ver no IMDb, fui lá ver só depois de ter escrito, levado pela minha surpresa de ter escrito bem à primeira e sem ver no IMDb) que fica em prisão domiciliária e começa a espiar os vizinhos. Com o tempo começa a vigiar um vizinho em especial que faz cenas estranhas e cuja descrição coincide com um assassino procurado pela polícia. Sem querer estragar o filme a ninguém digo apenas que o vizinho é mesmo o assassino, que o Shia apanha o mau, todos os bons sobrevivem, o Shia beija a gaja no fim, no saco de plástico está um veado morto (não, não é a cabeça da Gwineth Paltrow [é incrível o quanto me estou a cagar se escrevi bem o nome dela à primeira ou não]) e tudo acaba em bem.
Um filme inocente e misterioso sobre um assassino em série com um leve fedor a cópia barata do Janela Indiscreta? Não! Todo o filme é uma enorme apologia de George W Bush e do seu programa de escutas ilegais! Os nazis de Hollywood voltam a impingir-nos pela goela abaixo as suas convicções anti-democráticas e fascistas!

No filme o assassino só é apanhado porque o Shia espia toda a gente, da miúda gira da casa ao lado ao vizinho "estranho". Notem a subtileza da conotação: o vizinho é "estranho", logo é um assassino. Além disso ele é considerado "estranho" porque tem comportamentos sexuais um pouco menos ortodoxos (persegue mulheres pela casa fora de faca em riste), isto apenas pretende identificar os homossexuais com homicidas! "As pessoas esquisitas no sexo são assassinos!". Boa Hollywood, mais uma vez conseguiram denegrir uma minoria com ataques abaixo do cinto!

Mas o problema maior nem é este, aliás já estamos habituados a que os coitados dos gays sejam rebaixados por Hollywood, basta lembrar que os cowboys gays do Brokeback Mountain eram representados como pastores de ovelhas - tão a ver a implicação: os cowboys gays são menos machos por isso não cowboyam vacas, só ovelhitas, com as quais aliás provavelmente iniciaram as suas práticas sexuais aberrantes. O problema maior dizia eu não é este rebaixar das minorias, e sim a implicação que a premissa do filme faz passar: só espiando toda a gente conseguimos apanhar os assassinos. Fascistas! No filme, a polícia afadiga-se para apanhar o famoso serial killer mas não chega a lado nenhum. Entra o miúdo cusco com o par de binóculos e tudo se resolve em menos de hora e meia! Ou seja, vamos vigiar tudo e todos, vamos abolir a privacidade e tudo ficará melhor! Os vigilantes fora de controlo são heróis! Fascistas!

Não vá ver o Disturbia a menos que queira ver uma perigosa lavagem cerebral imperialista, e se fôr use óculos escuros para que os raios fascísticos penetrem menos profundamente no seu cérebro!


Rubrica "Além disso este filme é racista porque:"
Foda-se, fiquei verde! No filme, o Shia (branco) está em prisão domiciliária não porque gamou um portátil, não porque trafica droga, não porque matou alguém, mas porque deu um murrito num professor a defender a honra do pai morto! Ou seja os brancos nunca cometem crimes a sério, só vão presos porque dão murros bem dados em professores quando eles falam mal dos seus familiares mortos. E curtam esta: o professor que apanha o mais do que merecido selo no focinho é um latino! Porque os latinos estão sempre a invocar os familiares mortos dos brancos e faltando-lhes ao respeito! Incrível!

Mas piora: o amigo asiático do personagem principal assalta um carro e uma casa! "Esses asiáticos são muito sneaky, não se pode confiar neles"! Neste filme os brancos nunca assaltam nada!

E o capuz branco no topo do lençol: um polícia latino durante todo o filme persegue injustamente o Shia, está sempre com o seu bafo opressor nas pobres costas do coitadinho do miúdo branco. "Sacana do latino, sempre a abusar da sua autoridade, manda o Shia ao chão não sei quantas vezes, prende-o sem justificação, o caralho a sete"! A mensagem subliminar: é melhor não permitir que latinos tenham autoridade eles só vão abusar dela para oprimir os brancos honestos!!! E mais: (não estou a inventar isto) o polícia persegue o miúdo porque é primo do professor que apanhou o murro! SIM PORQUE OS LATINOS SÃO TODOS PRIMOS UNS DOS OUTROS!!!

NO FIM, UMA MULHER POLÍCIA NEGRA DIZ AO MIÚDO BRANCO: "ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE LIBERTO ALGUÉM ANTES DO TEMPO POR BOM COMPORTAMENTO"! SÓ FALTOU ACRESCENTAR "PORQUE AFINAL VOCÊS OS BRANCOS SÃO TODOS HONESTOS AO CONTRÁRIO DOS PRESOS NEGROS QUE COSTUMO TRATAR".
"E QUE SÃO TODOS MEUS PRIMOS!"
Fo. Da. Se!

1 comentário:

  1. Primeiro: Shia é homossexual, espiava um vizinho em vez de espiar as vizinhas.
    Segundo: Capuz no topo do lençõl é quase tão bom quanto a mosca no topo do monte de merda.
    Terceiro: Não vi o filme, mas este spoiler deu-me vontade.

    ResponderEliminar