terça-feira, junho 12, 2007

Detective Maiquelnaite

Image Hosted by ImageShack.us
Na verdade não sou sósia de Paulo Portas mas gosto tanto desta imagem que tinha de a usar num post, por mais ténue que fosse a ligação.

Timor-Leste é, além de um país, uma bela expressão. "Timor". "Leste".
Por mim, sempre fui da opinião que se devia mudar o seu nome para "Timor-Lesty", acho que ficava ainda melhor. Pensem nisso: "Lesty"! Por ser desta opinião decidi investigar a origem deste enigmático nome.

Afinal "Timor" não tem nada a ver com o deus romano Timor - o equivalente italiano ao deus grego Phobos. Não que eu alguma vez tivesse pensado que tinha alguma coisa a ver, a frase anterior era só uma demonstração vulgar da minha pedante erudição, era só para satisfazer o meu vaidoso ego e convencer-me mais uma vez a mim mesmo (ui, uma redundância! Então espere pelo resto do post...) que as pessoas que não são eu são como que pequenitos duendes.

Adiante. Pois então, parece que o nome "Timor-Leste" é a junção de uma palavra malaia (not that one, this one), "timor", com a palavra portuguesa "Leste". E qual é o significado de "timor"? Será "bela ilha"? Será "povo galhardo"? Não, "timor" significa... "Leste"! Ou seja, Timor-Leste quer dizer Leste-Leste! Brilhante! Mais descritivo impossível! Reparem que o nome indicia que o país não é a Leste. É mesmo a Leste. Mais um bocadinho e já era Oeste.

Mas a coisa não fica por aqui. Internacionalmente, a República Democrática de Timor-Leste, é conhecida pelo nome "East-Timor", o que quer dizer que os estrangeiros também chamam a pequena nação de "Leste-Leste"! "Awesome!"

No entanto, por causa da evolução geo-sociológico-política, hoje em dia poucas pessoas chamam Timor-Leste a Timor-Leste. O nome que se popularizou foi Timor Lorosa'e.
Ora bem, e então o que é que "Lorosa'e" significa? "Lorosa'e" é uma palavra tetum, uma língua austronésia e uma das duas oficiais da ilha, e quer dizer "sol nascente". Mas há um detalhe: é que "sol nascente" é a tradução literal, o significado corrente da palavra é...
Leste!

Ou seja, mesmo incluíndo a língua tetum ao barulho, o nome do país é sempre "Leste-Leste"! Há coisas que são tão geniais que precisam da colaboração e trabalho conjunto de vários povos de continentes diversos, jornadas gloriosas de necessária colaboração inter-cultural e inter-populacional. O(s) nome(s) desse belo país que é Timor-Leste, aliás Leste-Leste, é(são) um óptimo exemplo.

4 comentários:

  1. Está excelente!!
    Como se sabe que timor quer dizer leste?

    ResponderEliminar
  2. Ahá, estava mesmo à espera que alguém me fizesse essa pergunta. Este tipo de informação normalmente está escondido numas coisas secretas e virtualmente inacessíveis chamadas "livros".

    ;)
    (clicky, clicky)

    ResponderEliminar
  3. Timor é também uma palavra latina, julgo que não significa o mesmo, e daí a minha dúvida, mas nada como ir aos livros, é certo.

    ResponderEliminar
  4. Caro rb, caso não tenha reparado, o maiquel deixou-lhe um link para a wikipédia.

    Digo isto, porque aparentemente, lendo o seu último comment, não terá notado.



    Mestre Isplinter

    ResponderEliminar