terça-feira, junho 26, 2007

Mestre Isplinter Cinefiliza

Mestre Isplinter não costuma falar na sua carreira cinematográfica, mas visto que foi lançado este ano mais um filme das Tartarugas Ninja (em que novamente Mestre Isplinter é o "actor de prestígio" que dá caução artística ao filme e compensa o overacting dos jovens e ambiciosos colegas mais novos), Mestre Isplinter aproveita para apresentar aqui a sua escola de representação em Nova Iorque, "The Don't Act Stupid Actors Studio Powered by Mestre Isplinter".

Esta escola de créditos firmados é especialista em representação antropomórfica nas mais variadas áreas das artes de cena.

Vejamos, como exemplo, um dos mais dilectos alunos de Mestre Isplinter, o penetrante Dramatic Chipmunk, numa demostração de profundidade dramática em que é visível a mestria na gestão dos silêncios e no desenvolvimento de uma expressão de um ímpar dramatismo (parabéns também para o trabalho de banda sonora que se conjuga com a actuação para formar um todo melhor que qualquer das partes - isto é cinema! Isto é arte!):



Dramatic Chipmunk - Funny videos are here



Veja-se também o incrível "à vontade" com que este portento da representação lida com um género diametralmente oposto - a comédia nonsense:




Acima de tudo, Mestre Isplinter preocupa-se em incutir nos seus alunos a noção de que a arte não pode fazer cedências ao comercialismo mainstream.

É certo que esta maneira de ver as coisas já trouxe dissabores a Mestre Isplinter, como no início da sua carreira como realizador, em que os estúdios o substituíram ao ver que o filme Mary Poppins não se enquadrava nas noções de banalidade(que o substituto de Mestre Isplinter veio demonstrar) que pretendiam para ele:





Mas a vingança veio mais tarde, quando autores consagrados pediam a Mestre Isplinter que endireitasse filmes que estavam a ir na direcção errada:





Claro que, infelizmente, há coisas que nunca mudam, e alguns estúdios menos esclarecidos continuaram a substituir as versões de Mestre Isplinter por outras que julgavam mais rentáveis. Veja-se a versão original de Mestre para "When Harry Met Sally":


1 comentário: