sábado, junho 09, 2007

Times they are a-changin'

Image Hosted by ImageShack.us

Paris Hilton (quem?!) foi mandada de volta para a pildra depois de um juiz (quem?!) ter revogado a ordem do xerife (gajos de chapéu especialmente "duros") de a mandar para casa por ter tido pena dela.
Ora, isto não tem nada de sponge-worthy, mas nesta história (propositadamente) mal contada há um detalhe interessante: a foto de cima, em que Paris aparece pornográficamente a chorar ranho, não foi tirada por um paparazzo perseguidor de estrelas. Foi tirada por Nick Ut, o gajo que tirou aquela famosíssima foto, ganhadora do Pulitzer (prémio que tem uma mística especial em Portugal, acho que é por causa do nome estranho e de ser atribuído a todas as coisas jornalismo - deve haver um Pulitzer para a Melhor Ficha Técnica) e de reconhecido mérito mudador-do-Mundo:

Image Hosted by ImageShack.us


Mais, a foto de Paris Hilton em lágrimas foi tirada exactamente 35 anos depois da foto da rapariga vietnamita. 35 anos nesse dia! Só à conta desta coincidência podia-se escrever uma boa dezena de livros a dizer como a sociedade de hoje é diferente da de outros tempos. Sobre o quanto andamos obcecados com a celebridade. Sobre "o que importa" e o que é "ser alguém" hoje em dia (de preferência repetindo 500 vezes a nada batida frase do Andy Warhol sobre a fama). Sobre a "podridão geral da sociedade hodierna" (com prefácio de Vasco Pulido Valente). Mas a conclusão que me parece mais certa é esta: por muito que o Mundo mude (e muda) o Nick Hut só tira fotos boas de raparigas a chorar!
(sim, eu percebi que também nessa coincidência reside a suprema ironia das duas fotos, eu percebi caralho, eu percebi.)

1 comentário: