domingo, novembro 04, 2007

Mestre Isplinter Analisa

Estava Mestre Isplinter desconstraidamente comendo uma embalagem de Fritos - Tiras de Milho / Tiras de Maíz, que, para quem não sabe, é um aperitivo de milho frito com sal, quando nota, inscritos nessa mesma embalagem, os seguintes dizeres: "Estilo de vida saludable / Estilo de vida saudável".

Ora, se há alguém que aprecia um Estilo de vida saludable / Estilo de vida saudável, esse alguém é Mestre Isplinter, especialmente se acompanhado de aperitivos fritos em gordura com sal, pelo que analisou atentamente a figura que se encontrava abaixo. E que era tão interessante que Mestre Isplinter não resiste a descrevê-la aqui.

Tratava-se de uma Pirâmide dos Alimentos. Ora, pergunta o leitor, o que é uma Pirâmide dos Alimentos? É como a Roda dos Alimentos que o leitor estou na escola, mas em formato pirâmide. Assim, os grupos alimentares estão também divididos na pirâmide consoante a quantidade que deles deve ser ingerida. Só que a pirâmide é muito usada por Empresas sem escrúpulos, em particular, e nos Estados Unidos, em geral, porque permite semear a confusão na cabeça de quem as consulta: em primeiro lugar, enquanto com a Roda é possível determinar, a olho, que os vegetais são mais ou menos 40%, a pirâmide, já com a Pirâmide, dando uma medida de volume com uma forma completamente indecifrável, não dá para fazer uma estimativa aproximada. Além disso, não será o topo da pirâmide mais importante? Afinal de contas, está no topo...

Mas esta pirâmide não era nada disso, era uma pirâmide bem informativa, e com a melhor da intenções! Não era um golpe de Marketing manhoso da Matutano para lançar a confusão sobre os malefícios à saúde perpetrados pelo seu produto. E como sabe Mestre Isplinter isto? Bem, primeiro porque a pirâmide se chamava Estilo de vida saludable / Estilo de vida saudável, e segundo porque nela se via um saudável atleta correndo velozmente pirâmide acima.

E pergunta finalmente o leitor: então quais são esses, os grandes grupos de alimentos, e qual a ordem em que estão representados na pirâmide?

Bem, leitor, essa é uma questão desnecessária, por ser do conhecimento geral. Como toda a gente sabe, os Grandes Grupos de Alimentos são quatro. Eis a ordem pela qual a pirâmide Estilo de vida saludable / Estilo de vida saudável os representa, da base para o topo:

- BASE: Hidratos de Carbono/Hidratos de Carbono.

Espere aí! Então a base de um Estilo de vida saludable / Estilo de vida saudável não são as frutas e os vegetais, mas sim, convenientemente, um grupo alimentício que inclui, na esclarecedora ilustração, batatas fritas? Bem, a Matutano deve saber o que está a fazer...

- seguinte, SOBRE A BASE: Frutas e vegetais/Frutas y verduras.

Ah, cá está. Mas menos que os Hidratos de Carbono/Hidratos de Carbono, claro. Já agora, em espanhol, o tomate é uma fruta ou uma "verdura"? E em português, uma fruta não é um vegetal? E uma batata frita ou uma tigela de arroz? Bem, adiante...

- seguinte, ANTES DO TOPO: Lacticínios, peixe e carne/Productos lácteos, pescado e carne.

Bom, e com este já é óbvio para o leitor qual é o próximo Grande Grupo dos Alimentos, porque é o único que falta. Assim sendo, resta a Mestre Isplinter despedir-se, deixando, no espírito eighties, uma mensagem valiosa e politicamente correcta: opte por um Estilo de vida saludable / Estilo de vida saudável. Viva a sua vida!

E era isto que Mestre Isplinter tinha para si. Então, até uma próxima oportunidade, caro leitor, e fique com o óbvio último Grande Grupo dos Alimentos:

- seguinte, O TOPO DA PIRÂMIDE: Aperitivos doces e salgados/Snacks dulces y salados.

Sem comentários:

Enviar um comentário