segunda-feira, outubro 13, 2008

Duma maldita vez por todas: um 7 NÃO é uma letra pôrra!

Nos anos 80 havia um jornal chamado (parece-me) Sete. E chamava-se (parece-me) "Sete" apesar de o título aparecer escrito "Se7e", com o número 7 a fazer de letra "t" (parecia-me). Sempre parti do prícipio que se chamava "Sete", com o número a fazer as vezes de uma letra com a qual até é graficamente parecido e tal - e não se chamava idioticamente "Se-sete-te". Tá boa pá - pensei à altura - um 7 em vez de um "t", original e estranho e o caralho.

Mas hoje começo a duvidar disto, se calhar chamava-se mesmo "Se-Sete-te". E porque começo a duvidar disto?

Porque, porque, repito, porque, passados uns anos apareceu um filme chamado "Seven", filme muito bom com o Brad Pitt e com o Morgan Freeman. O problema é que os cartazes desse filme tinham escrito o título da seguinte forma: "Se7en", com o número 7 a fazer de "v" (e eu parti do princípio que o filme não se chamava "Se-sete-en" nem "Se-seven-en"). Pôrra pá, mas afinal o número sete, quando a representar uma letra é um "t" ou "v"? - pensei eu na altura. O meu problema com a coisa ficou parcialmente resolvido quando me apercebi que no título em português o número 7 aparecia a fazer de "t", tal qual como no jornal dos anos 80: "Se7e Pecados Mortais". "Ah prontos - pensei eu - afinal o número 7, representa um "v" em inglês, mas em português quer dizer "t"! Okapa."

Ora esta minha ingénua crença foi recentemente abalada por uma banda portuguesa chamada (preparem-se) "Per7ume". E não, ao contrário do que inicialmente tentei convencer toda a gente a banda não se chama "Per-sete-ume", é suposto ser mesmo "Perfume", com um número 7 a fazer de... "f"! Pôrra-merda pá, um caralho de um "f"?!!! 7oda-se!!! Afinal não só o número 7 não quer dizer "t", como pelos vistos pode fazer as vezes de qualquer letra do abcedário, mesmo que não seja sequer remotamente parecida graficamente!

Conselho de amigo e pista inestimável ao pessoal que acha que substituir letras pelo número 7 é altamente: não façam essa merda, não só não fica muito cool a porcaria do nome do vosso jornal\filme\banda\exposição, como vocês acabam por parecer todos atrasados mentais!

A final, um exercício. Metam pause neste video do youtube aos três minutos e cinco segundos, metam estoutro em pause aos aos cinquenta e oito segundos, e esperem um bocado em silêncio. Depois metam o primeiro a andar, ouçam durante uns 30 segundos, pausem-no e logo a seguir metam a andar o segundo! Tari!

1 comentário: