terça-feira, março 24, 2009

Perguntas que ninguém anda a fazer às SPAs e às Passmusicas - Númaronze (11)

Bem-vindos a mais um capítulo da minha série "Perguntas que ninguém anda a fazer às SPAs e às Passmusicas".

Esta série não é minha, é do Maiquelnaite.

A pergunta de hoje não é "caras SPAs e Passmusicas: será que me deveis tostar os testículos nas mais quilhadas labaredas de uma fogueira de livros censurados (oh, a ironia) por estar a utilizar como ponto de partida, sem consentimento do Autor Maiquelnaite, o nome e o conceito de sua série bloguística que defende, nem mais!, a utilização sem consentimento expresso de determinadas criações de autor?".

Em vez disso é: então e o Microsoft Songsmith, como é que é isso para os vossos direitozinhos?

(Quem não sabe o que é o microsoft songsmith carrega neste link - basicamente é um software em que um gajo canta lá para dentro e aquilo gera automaticamente um acompanhamento musical, e faz mais algumas cenas e assim)

Ora bem, aqui está uma variação: uma música criada com o Songsmith a partir de tabelas ou gráficos ou lá como é que isto se chama.



Isto tem que pagar direitos a quem? Ao gajo que fez o gráfico? Ao gajo que passou o gráfico pelo Songsmith e depois pôs na net? À Microsoft?

Vejamos agora um uso mais habitual do Microsoft Songsmith, neste caso "Wonderwall" dos Oasis, numa versão que mostra que havia potencial para os Oasis serem uma banda tecno.



A pergunta relativa aos direitos de autor, aqui, não é se quem deve receber os direitos de autor pelo arranjo tecno são os Oasis, a Microsoft, o gajo que meteu a música no Songsmith, ou ninguém. A pergunta aqui é: será que sempre que os Oasis fazem um disco, os Beatles recebem os direitos de autor?

Aqui tá mais:



http://music.metafilter.com/2943/Runnin-With-The-Songsmith



Para os viciados, é só clicar aqui para obter muito mais. *!*Inclui "Eye of The Tiger"*!*

Sem comentários:

Enviar um comentário