Perguntas que ninguém anda a fazer às SPAs e às Passmusicas - Númaronze (11)
Bem-vindos a mais um capítulo da minha série "Perguntas que ninguém anda a fazer às SPAs e às Passmusicas".
Esta série não é minha, é do Maiquelnaite.
A pergunta de hoje não é "caras SPAs e Passmusicas: será que me deveis tostar os testículos nas mais quilhadas labaredas de uma fogueira de livros censurados (oh, a ironia) por estar a utilizar como ponto de partida, sem consentimento do Autor Maiquelnaite, o nome e o conceito de sua série bloguística que defende, nem mais!, a utilização sem consentimento expresso de determinadas criações de autor?".
Em vez disso é: então e o Microsoft Songsmith, como é que é isso para os vossos direitozinhos?
(Quem não sabe o que é o microsoft songsmith carrega neste link - basicamente é um software em que um gajo canta lá para dentro e aquilo gera automaticamente um acompanhamento musical, e faz mais algumas cenas e assim)
Ora bem, aqui está uma variação: uma música criada com o Songsmith a partir de tabelas ou gráficos ou lá como é que isto se chama.
Isto tem que pagar direitos a quem? Ao gajo que fez o gráfico? Ao gajo que passou o gráfico pelo Songsmith e depois pôs na net? À Microsoft?
Vejamos agora um uso mais habitual do Microsoft Songsmith, neste caso "Wonderwall" dos Oasis, numa versão que mostra que havia potencial para os Oasis serem uma banda tecno.
A pergunta relativa aos direitos de autor, aqui, não é se quem deve receber os direitos de autor pelo arranjo tecno são os Oasis, a Microsoft, o gajo que meteu a música no Songsmith, ou ninguém. A pergunta aqui é: será que sempre que os Oasis fazem um disco, os Beatles recebem os direitos de autor?
Aqui tá mais:
http://music.metafilter.com/2943/Runnin-With-The-Songsmith
Para os viciados, é só clicar aqui para obter muito mais. *!*Inclui "Eye of The Tiger"*!*
Sem comentários:
Enviar um comentário