quinta-feira, junho 25, 2009

Nota mental

Se, numas eleições democráticas, os candidatos são eleitos através da percentagem dos votos válidos, e não através do número de votos que obtêm...

...talvez aqueles apelos ao voto em branco e abstenção como forma de protesto não sejam propriamente um grande protesto.

É que, pasme-se!, ainda que você se abstenha, o total de votos ainda será 100%. O que quer dizer que o(s) político(s) é/são gajo(s) para não estar(em) minimamente preocupado(s) com o seu (literalmente) irrelevante protesto.

O que é que acha que um político prefere: 29% do votos, mas uma enorme participação eleitoral, com apenas 25% de abstenção ...ou 30% do votos, mas com uns "vergonhosos" 65% de abstenção ("vergonhosos", note-se, não para o político, que esse foi votar)?

Hmmm... Escolha difícil para ele, aposto que nem dormiria, para tentar chegar a uma resposta...

- * -

"Eles são todos iguais".

São. Por isso é que na Assembleia da República há sempre unanimidade em tudo. E que uns apoiam o aborto e outros não. E uns são o Paulo Portas e outros não.

Já agora, você nunca lá pôs o Garcia Pereira, como é que sabe que ele é igual?

Talvez se, para si, "notícias" não fosse "aquela televisão do Cristiano Ronaldo à hora do comer", o Narana Coissoró não lhe parecesse igual ao António Costa.
Isso e se você não fosse um estuporado de um racista, para quem "eles" são todos iguais!


- * -

Mas o seu protesto tem ainda mais suminho para se espremer. Ora, tem à escolha:
a) não votar em ninguém;
b) votar de modo a aumentar o peso político do político/partido com cujas posições mais vezes concorda ou diminuir o peso político dos políticos/partidos de quem mais discorda.


Comparando as duas acções que pode tomar:
Cenário b): votando, aumenta o peso político do político/partido com que mais concorda e diminui o peso político dos políticos/partidos de quem mais discorda.
Cenário a): não votando, faz com que o político/partido que você ainda vai suportando fique pior do que ficaria se você votasse e os políticos/partidos que você abomina ficarem melhor do que ficariam se você votasse.

Ou seja, o conteúdo do seu fantástico "protesto" é basicamente dar mais poder aos políticos/partidos que mais o repugnam.

Ou seja, na prática, você não ir votar é quase o mesmo que ir votar em exactamente todos os candidatos que não sejam o seu preferido. Sim, assim: se estão 18 candidatos a eleições, você vai lá 17 vezes, e cada vez vota num (incluindo o Paulo Portas), até ter votado em todos menos naquele que você acha que é o melhor. Temos que convir que, para protesto anti-voto, ir votar 17 vezes numas únicas eleições é uma táctica revolucionária, que sem dúvida, deixa qualquer político sem reacção. Uma táctica, portando, que pretende vencer o inimigo confundindo-o totalmente, através de uma poderosa idiotice desconcertante. Próximo passo: desconcertar as selecções adversárias, colocando o Cristiano Ronaldo e o Deco a atacar a nossa baliza.

Que posso eu dizer?, você é um sacana de um génio!

2 comentários:

  1. Man, this is bullshit. Há aqueles que se estão mesmo a cagar e até achariam divertido que isto explodisse. Quem diz que eles são todos iguais como desculpa está a dizer: "não quero saber nada disso para nada de nada. Aniquile-se esta sociedade de tão enfadonha."
    Acho piada a quem não quer votar. Mas também acho piada aos que ficam fulos com os que não querem votar.

    ResponderEliminar
  2. NÃO QUERO VOTAR EM NENHUM NINGUÉM M'OBRIGA!

    Ah Ah!

    Não quero nomeadamente:

    legitimar com o meu voto nenhum dos partidos políticos da praça, ainda que muito de vez em quando concorde com algum,

    contribuir com o meu voto para os subsídios aos partidos políticos calculados pelo número de votos obtidos,

    escrever cruzes em geral (abomino todos os fundamentalismos por cruzes, incluindo este teu).

    Estás a ficar como o Vital Moreira que acha que só dois partidos é que era bom: se não és de um és do outro DE CERTEZA!

    ResponderEliminar